quarta-feira, 27 de junho de 2012

“SORRISO INTERIOR”


Sorria...

é tão bom quando sorrimos plenamente, relaxados, no momento
– é uma benção que dispensamos à nós mesmos...
Tão simples. Nascemos inclinados a sorrir, sorrir é  indício de reconhecimento amoroso,
de conexão, abertura e entrega. É um sinal de destemor e alegria.

Um sorriso sincero conectado ao coração altera nosso nível energético imediatamente. Percebendo isso, os sábios taoístas desenvolveram uma meditação inteira baseada em sorrir. Chama-se “sorriso interior”.

Atualmente, a ciência moderna constatou mudanças bioquímicas, hormonais e eletromagnéticas diretamente relacionadas aos nossos estados mentais e emocionais
- é um fato hoje, mesmo da perspectiva científica ocidental que não temos uma mente dissociada do corpo. O que acreditamos, pensamos, sentimos, altera de modo substancial todo o nosso organismo e o modo como respiramos, sentamos, nos movimentamos, etc. também afeta a qualidade e a quantidade dos nossos pensamentos, sentimentos e percepção.

Enfim, somos obviamente constituídos de diversas partes, níveis e camadas, porém todas elas interdependentes e interconectadas – quer saibamos, quer não.

“SORRISO INTERIOR”

É uma prática taoísta, que pode ser facilmente incorporada no dia a dia.

O sorriso interior é uma ótima oportunidade para relembrar a localização dos órgãos e expressar carinho e gratidão ao corpo. Carinho esse que o corpo reconhece imediatamente se harmonizando e liberando substâncias benéficas como o hormônio do rejuvenescimento (DHEA) e inibindo a produção de substâncias nocivas como o cortisol (hormônio do estresse). Ao fazermos isso, nossos batimentos cardíacos tornam-se coerentes influenciando de maneira benéfica todo o organismo, equilibrando o sistema nervoso central e fortalecendo o sistema imunológico.

A meditação é realizada do seguinte modo: primeiramente nos conectamos ao coração e a sentimentos positivos como amor e agradecimento, aí então dirigimos um sorriso verdadeiro e amoroso para o nosso interior, para os órgãos, glândulas e sistema nervoso, ajudando a desbloquear qualquer energia estagnada que esteja atrapalhando o bom funcionamento dos órgãos e harmonizando as emoções a eles associadas. Na concepção taoísta, cada órgão interno está vinculado a emoções, portanto as emoções negativas, como raiva e medo ou emoções positivas em excesso como euforia exacerbada podem prejudicar os órgãos associados. Durante a meditação, buscamos transformar a energia negativa acumulada nas diversas regiões do corpo através da conscientização e do cultivo das emoções positivas associada ao órgão. Por exemplo, ao focarmos o fígado, de olhos fechados sentimos o órgão e enviamos agradecimento e amor a ele, percebemos o negativo no fígado na forma de raiva, hostilidade, amargor e com a energia da compreensão e do amor, vamos dissolvendo essa negatividade e nos focamos nas emoções positivas associadas ao fígado, como a bondade, e assim continuamos pelos principais órgãos do corpo – dissolvendo o medo e ativando a gentileza nos rins, dissolvendo a arrogância, ódio e impaciência e despertando a paz e o amor no coração, dissolvendo a depressão e o desânimo nos pulmões, despertando a coragem e a justiça, dissolvendo a preocupação e despertando a clareza no baço...
Em seguida sorrimos enviando amor e agradecimento para o sistema digestório e para o sistema nervoso...
E após esse processo descansamos no Silêncio, com a consciência intensificada e o corpo mais vivo e vibrante.

Tudo isso foi descrito de modo bem sucinto e básico, toda a dinâmica energética dos órgãos na concepção taoísta é bem ampla e profunda e, além disso, podemos sorrir para o  nosso interior sem estar pautado nessa compreensão. Podemos simplesmente sorrir para nós mesmos, sentindo amor, apreciação, compreensão...sorrir para o nosso corpo, células, DNA...

* a prática taoísta do sorriso interior é bastante divulgada por Mantak Chia,  é descrita e explicada , juntamente com os “seis sons de cura”,  num dos seus livros - “Transformando o Stress em vitalidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário