domingo, 10 de junho de 2012

Entrevista sobre a prática do Image Streaming

"Você é muito mais inteligente do que suspeita"


Uma técnica que permite o aumento de aproximadamente um ponto do chamado Quociente de Inteligência (QI) a cada hora de prática. É o Image Streaming, que permite a conexão dos dois hemisférios cerebrais, formando novas redes neurais, que dão acesso a uma inteligência mais ampla e integrada. “Temos capacidades e recursos dos quais nem suspeitamos”, afirma o pesquisador Pedro Ivo Bernardo de Souza, um especialista no tema que estará em Santos no dia 30, na Escola Santista de Astrologia, para ministrar um workshop sobre Image streaming.

Poeta, escritor, tradutor, praticante de cura prânica, pesquisador independente de diversas áreas e divulgador de informações e técnicas que expandem a consciência, Pedro Ivo concedeu uma entrevista exclusiva ao Estrelas & Moléculas. Confira:

Estrelas & Moléculas- Fale um pouco desta técnica, praticamente desconhecida aqui no Brasil.
Pedro Ivo
- A técnica do image streaming (fluxo de imagens), desenvolvida pelo psicólogo educacional e fundador do Instituto Renaissance nos EUA, Win Wenger, foi sistematizada após uma detalhada observação do mecanismo básico por detrás do processo criativo de descoberta dos chamados “gênios” e foi extensivamente estudada em faculdades americanas que demonstraram um aumento de aproximadamente 1 ponto de Q.I a cada hora de prática.

A técnica do image streaming tem como base dois princípios – o princípio da descrição e o princípio do fluxo das imagens interiores. Utilizaremos a descrição atenta do que se passa em nosso interior em termos de imagens sensoriais. Ao fazer isso estamos conectando as atividades dos dois hemisférios, formando novas redes neurais que nos darão acesso a uma inteligência mais ampla e integrada, além de insights e criatividade.
Temos capacidades e recursos dos quais nem suspeitamos. Acostumamo-nos a lidar com o mundo e com nós mesmos através de nossa atenção consciente que trabalha predominantemente com a linguagem verbal analítica, que neurologicamente falando corresponde a uma pequena parte da área frontal do córtex cerebral esquerdo – menos de 2% da área total - e por estar tão fixados nesse modo de funcionar, perdemos a consciência de enormes fluxos de informação que estão acontecendo simultaneamente em outras partes do cérebro. Por exemplo, o hemisfério direito processa informação por volta de 10.000 vezes mais rápido do que o esquerdo e funciona predominantemente de modo sensorial, cinestésico, sinestésico, sintético e analógico.

Estrelas & Moléculas- Mas, qualquer pessoa pode praticar essa técnica?
Pedro Ivo -
Sugiro uma rápida experiência: no ambiente em que você está, que provavelmente lhe é familiar, escolha uma pequena área ou um objeto. Simplesmente observe-o por alguns instantes. Apenas o fato de olhar e prestar atenção já fará com que perceba mais elementos desse objeto. Agora comece a descrevê-lo em voz alta enquanto o observa. Descreva-o em termos sensoriais, isto é, as cores, textura, formato, dimensões... descreva do modo mais detalhado e rico possível - as pequenas variações de cor, luz e sombra, textura, ângulo, etc... por dois ou três minutos apenas. Faça agora. Talvez você tenha a sensação de que nunca tinha realmente olhado para esse objeto!

Esse simples exercício utiliza o princípio da descrição, muito utilizado pelo filósofo Sócrates no campo das ideias e conceitos. Através de perguntas, Sócrates fazia seu interlocutor descrever detalhadamente suas opiniões e pontos de vista sobre determinado assunto até descobrir nuances que nunca havia percebido.

Einstein se utilizava da imaginação profunda para suas descobertas. Ele se colocava uma questão, e em vez de respondê-la racionalmente com as informações que conscientemente tinha acesso, ele imaginava a situação em questão – por exemplo, “se eu estivesse na ponta de um feixe de luz em direção a um espelho, eu veria meu reflexo?” Aí ele observava em sua imaginação o que acontecia. Foi através desse tipo de experiência que ele formulou a teoria da relatividade.

De fato, se observarmos a história, veremos que todos os grandes cientistas, inventores e artistas passam processos similares; até mesmo Descartes, que fundou um método rigidamente racional de investigação filosófica teve a base de sua filosofia recebida em sonho por um “anjo”. A estrutura do anel de benzeno foi sugerida a Kekulé num devaneio em que viu uma cobra mordendo a própria cauda, e mesmo a historinha da maçã de Newton aponta para um aspecto importante – as grandes descobertas surgem de um estado relaxado, contemplativo e não de argumentação racional.

Estrelas & Moléculas- O que caracteriza a genialidade?
Pedro Ivo
- A receptividade a uma inteligência mais ampla que se comunica por representação sensorial e analogia e não apenas por palavras e conceitos. 

Estrelas & Moléculas- Quais os benefícios da prática constante?
Pedro Ivo -
Com a prática do image streaming, vamos gradualmente entrando em contato com essa inteligência infinita de onde surgem todos os grandes insights e descobertas, e vamos nos reconectando com sua linguagem e aprendendo a decodificar suas mensagens. A prática em si é simples, já que o fluxo de imagens está acontecendo a todo instante em todos nós, é parte integrante de nossa psíque e biologia - só não fomos ensinados a prestar atenção e a utilizá-lo.

Os benefícios são inúmeros e até mesmo imprevisíveis, mas essencialmente: aumenta o Q.I, melhora a memória e o aprendizado, contribui para a criatividade, para a solução de problemas e tomada de decisões, aumenta a intuição e, com tudo isso, aumenta a auto-estima e a autoconfiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário